Ma liste de blogs

vendredi, octobre 31, 2008

Dó de americano!!!

Ontem vi "Sicko - SOS Saúde". Um documentário sobre o deficiente sistema de saúde americano, feito pelo Michael Moore. O filme é muito bom, informativo e engraçado. É verdade que, como tudo que o Moore faz, é um pouco exagerado, mas tem boas sacadas e muita ironia. (Adoro!!!).
A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente porque se ficar, os planos de saúde vão encontrar uma maneira de te tirar o direito de tratamento só para economizar dinheiro. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba, Canadá, França e Inglaterra.
Me senti como o próprio Moore nesta foto: Olhando a França bestificado e pensando como um povo pode ser tão valorizado pelo governo. A lógica brasileira é um meio-termo: Aqui a saúde é universal e gratuita, mas para ter boa qualidade mesmo tem que ser particular. E não é nada barata. Tá certo, aqui não é a França, mas fiquei muito aliviada por não ser os Estados Unidos!!
Vendo o filme, tive pena dos americanos!!

3 commentaires:

Mayara Vila Boa a dit…

Oi, Pat!
Vou ler seu blog sempre.
Não vi Sicko. Mas pelo jeito, pobre sofre em qualquer lugar,né?
bjo

Anonyme a dit…

Oi, amiga!!Que bom que voltou a escrever por aqui!Vou te linkar AGORA! Tb não vi o filme, aliás, preciso voltar a frequentar mais o cinema, como antigamente!!Graande beijo para vc e a filhota!!;)

Anonyme a dit…

Cuba com bom sistema de saúde? Putz! pirei. Gente, o Michel Moore é extremamente tendencioso, com certeza o sistema americano não é perfeito, mas daí ele viajar até Cuba para fazer proselitismo da medicina local já é o fim. Moça, tb assisti Sicko, um bom documentário por sinal, mas se é para falar de sociedade e sistema, é melhor ver o: Tiros em Columbine. Fica com Deus, vc,seu marido e pequena.