Ma liste de blogs

dimanche, septembre 11, 2005

E quando chega o desamor?

O desamor talvez seja uma forma mais intrigante que o próprio amor. Quando uma pessoa se apaixona pelas primeiras vezes acredita que tudo será como nas histórias que ouvia quando era criança, aquele velho "e foram felizes para sempre". Mas, algumas decepções depois, essa pessoa percebe que o coração acabou ficando insensível, no ponto de já não acreditar em quase nada. Até mesmo as decepções sofridas hoje não são capazes de causar mágoas ou provocar traumas como acontecia antes. Nada tem a mesma importância.
Nick Hornby, no livro "Alta Fidelidade", faz uma lista das cinco mulheres que mais o magoaram, as cinco que mais lhe fizeram 'estragos' no coração. Justamente, as primeiras namoradas. Logo após ter sido abandonado pela sexta garota, ele diz a ela que se realmente quisesse ter o sacaneado, deveria tê-lo conhecido antes.
Naquele instante, o estrago já tinha sido feito. Como disse cartola, "Acontece que meu coração ficou frio e nosso ninho de amor está tão vazio". Aos poucos, o sentimento amor perde a importância e a cada dia se torna mais difícil gostar verdadeiramente. Ninguém parece capaz de provocar tal sentimento. Em compensação, vão subindo na lista de prioridades, fatores como o profissionalsimo, o bem-estar familiar e a realização pessoal.
Mas, talvez isso não seja correto. Talvez valha a pena voltar a acreditar no amor e nas pessoas...

Aucun commentaire: